segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bases de Fiscalização na Terra Indígena Sete de Setembro

A cada dia que passa as Bases de fiscalização inseridas no Território Suruí se consolidam. Este trabalho é feito através de uma parceira entre servidores da Funai, Guerreiros Suruí, Agentes Ambientais Indígenas e Policia Militar Ambiental de Ji-paraná, sendo as ações financiadas pela Coordenação Geral de Monitoramento Territorial e executadas pela Coordenação Regional de Cacoal/RO.
Uma dessas bases localizam-se na região da Linha 14 município de Cacoal (figura 1), a outra está localizada na região da Linha 07, município de Rondolândia-MT.
Figura 1. Base de Fiscalização Linha 14.
As bases já estão em funcionamento a mais de um ano, e possuem capacidade para atuar no monitoramento territorial e vigilância, combatendo principalmente crimes ambientais, não se tem prazo para retirada das equipes, pois trata-se de uma reserva com grande importância ambiental e que sofre grande pressão por recursos ambientais, haja vista estar localizada em meio a grandes áreas desmatadas.
A dedicação das equipes de vigilância são de suma importância, uma vez que, mesmo atuando em condições adversas e com riscos eminentes da atividade, dedicam-se integralmente e incansavelmente aos trabalhos.
Figura 2. Nascer do Sol, Terra Indígena Sete de Setembro.

Por: Marcelo L. Ferronato
Fotos: Joaquim S. Braga.